quinta-feira, 22 de julho de 2010

Saramago me inspira.


"Das habilidades que o mundo sabe, essa ainda é a que faz melhor: Dar voltas.''
José Saramago

Quando era um pouco menor, escutei essa frase, estava desesperada, arrasada, humilhada. Estava começando a sair da proteção das ‘asas’ de minha mãe, e caindo no mundo. Não sabia que o mundo era cruel.
Depois de muito esforço consegui adormecer em meu travesseiro já molhado de tantas lagrimas... e o dia passou. Minha tristeza também.
Foi nesse momento que pensei em agir da mesma forma que agiram comigo, machucando os corações e mentes. Tentei infindavelmente ser cruel, fria, inconseqüente, fracassei. Percebi então que a vida se encarrega disso por mim, resolvi ser exatamente como gosto de ser, eu mesma.
Mas o mestre Saramago, que lamento muito a partida desse mundo, talvez não queira dizer apenas isso. Ou talvez até queria. Muito óbvio que o mundo da voltas, também é óbvio que ele não usou esse sentido, e sim o de “as coisas mudam” ou “o jogo vira”. Mas, você consegue ver outro sentido nessa frase? Outra interpretação?
Quando olho para essa frase me vem à cabeça um globo, e logo em seguida uma pessoa, e enquanto o mundo gira, a pessoa fica parada, passando por diversos países, conhecendo diversos povos. E o mundo continua girando e girando e girando. Por todos os lados, de todas as formas. Talvez porque essa fosse minha vontade. Que o mundo rodasse e eu não precisasse sair de onde estou.
O mundo ainda irá dá muitas voltas... E eu ainda continuarei escrevendo. Lembrando de cada pôr-do-sol, contemplando de frente para o mar azul, em cima das dunas de areias brancas. E certamente do outro lado do mundo, terá alguém, assistindo o nascer do sol.
Espero que esse mundo dê muitas voltas, e em uma delas ...

Um comentário:

  1. "E eu ainda continuarei escrevendo."
    Escreva muito, eu continuarei feliz em ler!
    Detalhe pro "e em uma delas..."

    ResponderExcluir